[Resenha] Um banquete para Hitler | V. S. Alexander


Magda Ritter é uma jovem alemã comum. Não tem grande interesse por política e nem tem opiniões sobre o governo de Hitler. Sua mãe é fã fervorosa do governo, mas seu pai pensa mal do Fürhrer (Hitler). Porém, as coisas começam a complicar quando a Segunda Guerra tem início. Magda é aconselhada a se mudar de Berlim e ir morar com os tios, e é isso que ela faz. 

Chegando aos tios, percebe que a tia não é muito acolhedora. Ela precisa então, encontrar uma ocupação. Os empregos estão escassos e algumas ocupações geram pouquíssimo retorno financeiro, e é aí, que Magda precisa recorrer à política do partido nazista para que consiga um emprego. Ela consegue um cargo, mas só vai descobrir qual a sua função quando chegar ao destino. 

Ela é levada à casa de Hitler e a função que lhe cabe é ser uma das provadoras. Adolf tem em sua mente que a qualquer momento poderá ser envenenado e ele tem, a sua disposição, jovens que provam todos os pratos que lhe serão servidos. Magda se vê frente à morte para proteger um homem que ela passará a entender o quão cruel é. 

Magda vive a rotina da casa e se acostuma com isso, apesar de sempre viver na iminência de comer a sua última refeição. Encontra uma paixão e é por ele, que descobre que a perversidade de Hitler é maior do que pensava. Juntos eles passarão por muitas coisas e a guerra, os Aliados, avançam Alemanha adentro tornando a vida de todos cada vez mais difícil. 


(...)Eu tinha pensado sobre amor muitas vezes, mas nunca dissera as palavras em voz alta para ele. Agora eu amava um homem conspirando para matar Hitler.

O livro é uma mistura de real e ficcional. O autor teve estudo e buscou diversas fontes que o ajudassem a montar o que seria a atmosfera dos empregados diretos do Hitler. As provadoras de fato existiram e fico pensando, o quão tenso era ocupar uma posição dessa. 

Essa questão de pensar como foi para os alemães, que passaram pelo governo de Hitler é presente aqui, já que o livro inteiro é narrado por Magda, que nem sempre compreendeu o quão cruel e tirano foi Adolf. Vemos que muitas pessoas, no início, apoiavam o governo e que só o tempo, transformou o pensamento deles, o que acredito que tenha mesmo acontecido. 

É interessante lermos livros que mostram também o lado alemão e como o povo foi afetado. Nem todos compactuavam com as atrocidades cometidas e muitos, também, nem tinham conhecimento das brutalidades cometidas. Ressalto aqui que há cenas fortes, de estupro, então para os leitores mais sensíveis, pode não ser tão legal. 

A narrativa é boa, fluída e me envolveu muito, fazendo com que me sentisse na atmosfera tensa. O final teve um pequeno ponto que não me agradou por completo, mas teve até um plot twist (reviravolta), que sim, adorei. Enfim, recomendo essa leitura. 


Ficha Técnica
Autor: V. S. Alexander
Editora: Gutenberg
Ano: 2018
Páginas: 304
NOTA: 4,8 / 5 🌟



0 Comentarios

Follow Me On Instagram