[Resenha] Circe | Madeline Miller | Planeta Minotauro

Em Circe vamos acompanhar a trajetória da filha de Hélio, o Sol. Entre seus filhos, ela é a deusa mais fraca e menos atraente aos olhos dos demais. Circe passa a sua infância admirando o pai, mas toda sua família a rechaça em qualquer chance que tem. 

Ela tem uma infância sofrida, cresce, mas segue sendo tratada como nada. Sua vida ganha uma reviravolta quando ela acaba se apaixonando por um mortal e esses sentimentos que brotam nela, acabam sendo o que a leva a descobrir o seus poderes de feitiçaria. Mas Circe faz algo que não deveria e acaba sendo castigada pelos Deuses. Seu castigo é viver a sua eternidade isolada em uma ilha. 

Apesar desse isolamento, muitas coisas vão acontecendo com ela e todos esses fatos fazem com que a ingênua e fraca se transforme numa mulher de opiniões, de espírito forte, que tem força em seu interior e o amor que um dia a levou ao castigo, também a leva a conquistar coisas que eram impensáveis a ela. Mesmo isolada na ilha ela recebe visitas e uma dessas é Odisseu, com quem Circe acaba gerando um filho e isso muda tudo. 

Um idílio, eu tinha chamado nosso tempo juntos. Ilusão talvez fosse uma palavra melhor.

Madeline Miller nos traz uma releitura de Circe, uma deusa da mitologia grega que sempre foi tratada como coadjuvante das histórias e aqui ela ganha o protagonismo que merece. Para ler esse livro precisa ter bastante atenção, principalmente se você não sabe muito sobre mitologia, já que muitos nomes aparecem e isso pode ser um tanto confuso. Mas para ajudar com isso, ao final do livro, você vai poder encontrar um "glossário" com todos os personagens e quem são. 

Apesar dessa confusão inicial, consegui me inserir na história que vai trazer as várias fases que a Deusa Circe passa em sua vida. Algumas partes do livro parecem largadas num primeiro momento, mas ao final, consegui entender que eram necessárias para as mudanças que a personagem sofreria. Confesso, que alguns acontecimentos com ela, pelo meio do livro, me deixaram um pouco entediada, mas nada que tirasse tudo que o livro trouxe. 

É senso comum que mulheres são criaturas delicadas, flores, ovos, qualquer coisa que possa ser esmagada em um momento de descuido. Se alguma vez acreditei nisso, não acreditava mais.

Uma leitura de fantasia, mas que traz elementos que ligam com a realidade. As questões do feminino também são muito presentes nesse livro, situações que Circe sofre são situações que mulheres na nossa sociedade sofrem. Questões como padrões de beleza, abuso sentimental e físico, maternidade são abordadas. 

Ficha Técnica
Autora: Madeline Miller 
Editora: Planeta Minotauro
Ano: 2019
Páginas: 368

NOTA: 4,5 / 5 🌟

0 Comentarios

Follow Me On Instagram