[Variedade] Os 5 melhores livros nacionais que li em 2018


Com o blog e o Instagram literário eu pude aumentar consideravelmente os livros nacionais no meu repertório e isso é apenas uma das coisas boas que criar conteúdo me proporcionou. E esse ano li bons nacionais que resolvi vir aqui indicar para vocês. Escolhi os cinco melhores, mas a ordem da lista não é uma ordem de preferência já que cada um deles é bem diferente do outro e cada um deles me trouxe uma experiência e sentimentos distintos.

 Vamos a eles?

 📌 Raloc, O segredo do colar - Camila Alves Costa 

Esse livro é uma fantasia e quem me acompanha sabe que é um gênero que eu não leio tanto assim, mas que esporadicamente ganham espaço e esse nacional ganhou espaço no meu coração. Inclusive, aguardo a continuação dessa história que me conquistou.  

Sinopse: Quando a menina Ariana ganhou um misterioso colar de presente do seu já falecido pai (que fora o mais corajoso pescador do vilarejo Mar Bonito), ela não imaginava os perigos e as implicações que ele traria. O tempo passou e, já perto de completar dezoito anos de idade, a linda jovem começa a sentir o peso e a dor de carregar, em seu pescoço, um objeto que parece ter vindo de outro mundo. Em meio a tantas dúvidas, medos e sonhos, ela conhece o atraente Mathias, que revela a verdadeira natureza do colar e muda sua vida para sempre. Nesse belo romance de fantasia, Camila Alves Costa nos leva a um universo fantástico e simbólico, cheio de criaturas mágicas e de fenômenos incríveis, onde os maiores desafios se desenrolam na busca do autoconhecimento e nos mistérios que rodeiam o complexo e imprevisível sentimento chamado amor.
📌 De repente esclerosei - Marina Mafra 

É um amor de história que você quer? Então, Marina te proporciona nesse livro. Além de um lindo romance, aqui acompanhamos a superação de uma mulher que precisa aprender a viver com a Esclerose Múltipla. O livro nos traz uma mensagem tão bonita e eu me apaixonei por ele.  

Sinopse: Mitali Montez possui um arquivo pessoal de mágoas. Protege e ama incondicionalmente Aurora, sua melhor amiga e única família. É surpreendida pelo destino ao conhecer Dimitri Mifti, um moço com habilidades para derreter o seu coração gelado. O retorno misterioso do pai muda a perspectiva do seu passado, mas é através da adaptação com o diagnóstico de Esclerose Múltipla que ela percebe a necessidade do perdão para encontrar a paz que não sabia que precisava.
 📌 O peso do pássaro morto - Aline Bei 

 Aos poucos eu aprendi a gostar de poesias e as palavras de Aline nesse lindo conjunto de poemas que narram a vida de uma mulher me emocionou demais. Vocês não tem noção da história que esse livro carrega e dos sentimentos que ele pode nos causar. Cada trecho que nos toca a alma de uma maneira única e singela.

Sinopse: Livro vencedor do "Prêmio São Paulo de Literatura 2018" na categoria "Melhor Romance de Autor Estreante com Menos de 40 anos". A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim "O peso do pássaro morto", romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.
 📌 Intravenoso - Gianne Milena 

 Este é um suspense com a pegada YA. O universo jovem acometido por um mistério e por um jovem que possivelmente é um assassino, mas será que a história é tão simples quanto parece? Eu me envolvi demais no suspense e é outro livro que eu quero muito a continuação, hein?!

Sinopse: Connor Bergeron sempre pareceu mais um garoto comum durante o ensino fundamental em Greenwood. Alguns diziam que ele adorava os livros nos quais estava sempre enfiando seu nariz; outros costumavam dizer que ele apenas se escondia atrás das páginas mofadas. Ninguém podia afirmar nada com certeza e nada mudou desde que ele fora acusado de matar seu próprio pai. Agora Connor está de volta e ele parece saber alguns segredos que pareciam tão bem escondidos quanto os que ele mantinha há alguns anos. Sophia D'Aquino nunca imaginou estar envolvida em uma trama tão sombria, mas às vezes a vida não permite escolhas. Tampouco a morte.
📌 A hora da estrela - Clarice Lispector 

Gente, antes de começar eu li algumas resenhas negativas e confesso que li meio receosa e o livro começa estranho mesmo, mas como não sentir Macabéa? Clarice me encantou e eu só quero ler mais dela logo. Aliás, porque de demorei pra ler? 

Sinopse: A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano.

Há muito nacional bom para a gente ler e se você era que nem eu e lia pouco, mude isso. Os nacionais nos trazem histórias incríveis e precisamos exaltar a nossa literatura cada vez mais. Leiamos mais nacionais em 2019 🌟


0 Comentarios

Follow Me On Instagram