[Resenha] De repente esclerosei



Você conhece a Esclerose Múltipla? Este é um livro de ficção, mas escrito por uma mulher que vive com a esclerose e passou para a personagem muitas das situações vividas por ela própria e por isso, acredito, esse relato me tocou tão profundamente.

Mitali Montez é uma mulher de cidade do interior que atualmente vive na "cidade grande", dividindo apartamento com a sua melhor amiga, Aurora. Elas estão juntos desde pequenas e a única pessoa da família delas que ainda vive é o pai de Mit, porém ele é distante e, assim, são as duas na vida, uma pela outra. 

Mitali e Aurora tem personalidades bem opostas. Mit é pura tranquilidade, enquanto Aurora um furacão. Aurora apesar de seu gênio começa um namoro com Filipe, mas o coração de Mitali sempre foi bem mais resistentes às paixões. Porém a vida prega peças, não é mesmo e quando menos espera, Mit encontra Dimitri. 

Sempre gostei de acreditar na positividade das coisas. 'Atraímos o que transmitimos'. E amo dizer que vai ficar tudo bem, pois em algum momento, realmente vai. Nada dura para sempre.

Trabalhando em uma livraria há anos e tendo o patrão praticamente como um pai, Dimitri aparece para gerenciar estabelecimento e o coração da nossa protagonista. Dimi é um homem incrível e Mitali nunca se viu tão feliz, mas é quando a vida parece ter um rumo de calmaria que as coisas mudam. 

Os sintomas retornam. Há um tempo atrás, Mitali já havia sentido formigamentos nas pernas, mas como haviam passado, deixou pra lá. Agora voltam com mais força e o diagnóstico vem, abalando as estruturas da sua vida. Além de descobrir a doença, o pai aparece querendo retomar o relacionamento, mas será que Mitali vai conseguir lidar com todos esses fatos acumulados?

Acredito que os lugares guardam memórias e que se pudessem falar, contariam os nossos segredos mais profundos.

Assim que descobri a existência desse livro e que ele havia sido escrito por Marina do 'Resenhando por Marina' que há muito conhecia e acompanhava, fiquei imediatamente atraída por ele e descobrir que a Marina convive com a esclerose só me fez ter ainda mais vontade de o conhecer.

Um escrita doce que nos transporta profundamente para a história. Vivemos o drama e as aflições que passam na cabeça de Mitali nessas diversas situações que passa e com o diagnóstico de uma doença degenerativa e que não tem cura. Marina teve o poder de me fazer apaixonar, rir e chorar. Cativante é a palavra para a escrita dessa mulher. 


— Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer.

Muito além de um livro que fala sobre a esclerose, é um livro que fala sobre amizade, amor, lealdade e perdão. Essa leitura me disse que a gente precisa viver porque nunca sabe o dia de amanhã. Que precisamos prezar as pessoas que nos querem bem e que estão ao nosso lado. Mesmo que tempestades venham, o sol sempre volta.


Autora: Marina Mafra

Editora: Independente
Ano: 2018
Páginas: 269

NOTA: 5/5 🌟 + 💗




0 Comentarios

Follow Me On Instagram