[Variedade] Distopia x Utopia: você sabe a diferença?

Vocês sabe a diferença entre uma distopia e uma utopia? Não? Essa foi uma dúvida que eu já tive e por isso pensei que seria interessante sanar ela, para alguém que eventualmente ainda não sabia. 



Bem, em ambos casos leremos ou assistiremos sobre uma sociedade futurista, a diferença entre elas fica em como essa sociedade é retratada. 

Uma distopia, que percebo, ser um pouco mais comum, é aquela sociedade futura que demonstra desarmonia. Política, econômica, governos autoritários. Alguns a chamam de "utopia negativa". Características muito presentes são o totalitarismo, autoritarismo, um opressivo controle das massas. 

Já a utopia, nos traz um futuro com uma sociedade ideal, com fundamento em justas leis para todos. Harmonia, onde todos podem ser felizes e satisfeitos. Uma idealização. Preocupação com o coletivo. 

Acredito que as distopias sejam mais retratadas por estar mais próximas da realidade. Infelizmente a gente sabe que seria muito difícil uma sociedade inteira harmoniosa e igualitária. É realmente, um sonho. 



0 Comentarios

Follow Me On Instagram