[Variedades] 5 livros para ler em um dia

Quem nunca teve uma fase em que a vida está uma correria e as metas ou aspirações de leitura não alcançam àquilo que esperamos? Para essas fases, que tal termos opções de livros curtinhos com uma leitura rápida? Pensando nisso, hoje trago 5 opções de livros para ler em um único dia...

1. O pequeno príncipe
Livro de criança? Com certeza.
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
Como explicar a adoção deste livro por povos tão variados, em tantos países de todos os continentes? Como explicar que ele seja lido sempre por tanto milhões e milhões de pessoas? Como explicar a atualidade deste livro traduzido em oitenta línguas diferentes?
Como compreender que uma história aparentemente tão ingênua seja comovente para tantas pessoas?
O Pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância. De repente retornam os sonhos. Reaparece a lembrança de questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíveis na pressa do dia a dia. Voltam ao coração escondidas recordações. O reencontro, o homem-menino.
Ah, gente, esse livro é um amorzinho meu e mesmo que eu já tenha visto algumas pessoas que não gostaram, a maioria dos leitores é encantado com a mensagem que esse pequeno livro traz. Li ele em uma tarde e não seria capaz de parar enquanto não concluísse. Possui inúmeras versões, que trazem ilustrações fofinhas também. Além de leitura rápida, leitura para guardar no coração.

2. O peso do pássaro morto
A vida de uma mulher, dos 8 aos 52, desde as singelezas cotidianas até as tragédias que persistem, uma geração após a outra. Um livro denso e leve, violento e poético. É assim O peso do pássaro morto, romance de estreia de Aline Bei, onde acompanhamos uma mulher que, com todas as forças, tenta não coincidir apenas com a dor de que é feita.

Esse livro foi uma grata surpresa no meu 2018. Recebi ele dá Aline e não imaginava que amaria tanto essa leitura. Li em um dia e as prosas poéticas da autora me tocaram imensamente e parecia que eu dividia a minha vida com a vida da personagem. Me emocionei demais e indico muito esse nacional que tocou meu coraçãozinho. 

3. Pollyanna
Depois da morte de seu pai, Poliana, uma menina de 11 anos, que já era órfã da mãe, vai morar com sua tia Paulina, uma solteira rica, severa e pouco afetuosa. Mas a vida da pequena cidade de Beldingsville vai mudar com a chegada deste pequeno anjo, que se tornou a própria personificação do otimismo na literatura ocidental. Poliana nunca deixa de praticar, o seu jogo preferido, que o pai lhe ensinou - O Jogo do Contente - na tentativa de sempre se posicionar de maneira positiva em situações ruins, e tristes.

Pollyanna foi outro amorzinho literário desse meu ano. Uma estória de ensinamentos por meio de uma criança. Uma lição. O livro é inspirador e nos aquece o coração. Quem não leu, precisa conhecer. Rápidinho de ler e cheio de reflexões.

4. A hora do lobisomen
UMA CRIATURA CHEGOU A TARKER’S MILLS. AHORA DELAÉAGORA, OLUGARDELAÉAQUI
O primeiro grito veio de um trabalhador da ferrovia isolado pela neve, enquanto as presas do monstro dilaceravam sua garganta. No mês seguinte, um grito de êxtase e agonia vem de uma mulher atacada no próprio quarto. Agora,a cada vez que a lua cheia brilha sobre a cidade de Tarker’sMill, surgem novas cenas de terror inimaginável. Quem será o próximo? Quando a lua cresce no céu,um terror paralisante toma os moradores da cidade. Uivos quase humanos ecoam no vento. E por todo lado as pegadas de um monstro cuja fome nunca é saciada. Um clássico de Stephen King,com as ilustrações originais de Bernie Wrightson.
Mas como nem tudo é amorzinho, trago a indicação de um terror do mestre do gênero, Stephen King. Esse livro é diferente dos demais do autor, que sempre são mais aprofundados que esse, mas como uma leitura rápida ele é ótimo. Mesmo eu, que não sou tão leitora desse tipo de terror, li super rápido, então quando estiverem com falta de tempo, essa é ótima pedida. 

5. Coraline
Primeiro livro de Neil Gaiman escrito especialmente para o público juvenil, Coraline é um conto de fadas às avessas que reconhece a subestimada e, por vezes esquecida, maturidade da maioria dos jovens leitores. Nele, Gaiman encara pela primeira vez o desafio de escrever fantasias assustadoras para as crianças e vai além dos tradicionais gigantes padronizados, príncipes encantados, frágeis princesas ou dragões, que habitam esse universo, criando uma personagem com a qual as crianças podem facilmente se identificar.
Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.
Coraline é um livro que dá medinho, confesso, mas é um amor também. Foi a minha primeira experiência com esse autor e foi muito boa. Outro livro curtinho que nos encanta e amedronta, fato. Quando li, pensei: isso não é pra criança, não. Quando quiser uma leitura que traga um mistério e um medinho, fica a dica.

Bem, fiz uma listinha bem variada de leituras rápidas. Às vezes adoro uma leitura mais rápida, mesmo quando tenho tempo suficiente e esses livros são todos muito bons e que vale muito a pena de se conhecer. Já leram algum? Pretendem ler? Conta pra mim!

0 Comentarios

Follow Me On Instagram