Indicando clássicos - O apanhador no campo de centeio


O Apanhador no Campo de Centeio narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventudade e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam.

O clássico de Salinger faz parte dos estudos de muitas escolas norte-americanas e também nas universidades no curso de literatura. Algumas curiosidades sobre o livro:
J. D. Salinger



 O apanhador no campo de centeio, livro mais famoso de J. D. Salinger, foi rejeitado por inúmeras editoras e pela revista "The New Yorker", referência literária internacional. Sua primeira edição é de 1951.

➨ O autor foi um dos primeiros americanos a entrar no campo de concentração de Dachau, na Alemanha, onde viu as pilhas de corpos deixados pelos nazistas. Depois da guerra, se internanou em um hospital psiquiátrico. Shane Salerno, um de seus biógrafos, defende que os traumas vividos nessa época marcaram a obra de Salinger para sempre.

➨ Alguns assassinos eram fãs da obra O apanhador no campo de centeio. O caso mais famoso é o de Marc David Chapman, assassino de John Lennon em 1980. O assassino aguardou a polícia na cena do crime lendo o romance e dizia que queria mudar o seu nome para o mesmo do protagonista do livro.


Tecnologia do Blogger.