PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO
Em Precisamos falar sobre abuso organizado pela Roxane Gay e publicado pela Globo Livros, encontramos memórias e reflexões sobre questões que giram em torno da cultura do estupro que existe na nossa sociedade. Não é um livro fácil, tem relatos de diversos tipos de abusos sexuais e assédio de pessoas que passaram por eles e resolveram contar as suas histórias.
Infelizmente essa cultura do estupro está presente em nosso cotidiano. Não necessariamente falamos apenas do estupro em si, mas até mesmo de quando saímos na rua e escutamos "gracinhas", isso também está associado a essa cultura em que trata corpos como objetos.
Nessa coleção de histórias encontramos relatos diversos assim, desde os mais pesados envolvendo o crime hediondo, estupro, até relatos de assédio cotidiano, ao qual tenho certeza que muitos por aqui já sofreram, assim como eu também já fui vítima. E não, não são relatos apenas de mulheres, pois por mais que saibamos que somos vítimas em potencial constantemente, o sexo masculino também pode ser vítima desse tipo de violência.
Ler esse livro é um convite a refletir sobre esse problema social tão grande, que envolve todos nós. Doloroso saber que algumas pessoas acham que estão no direito de invadir o corpo alheio, que acham que podem falar coisas desagradáveis na rua e que isso é legal. Um cultura que machuca, que dá medo, mas que deve ser mencionada e discutida para que cada vez mais vejamos conscientização sobre o tema.
0 Comentarios