UMA RELEITURA QUE ME FEZ VER OUTROS PONTOS


Eu li 'Nada dura para sempre' pela primeira vez há quase 11 anos atrás, sendo ele o responsável pelo meu grande amor pela literatura. Minha memória dessa história já havia sido em grande parte perdida e estava sentindo que era o momento para essa releitura. E que grata surpresa foi reler e perceber pontos que, muito nova, não me dava conta da importância. 


Além de trazer um bom mistério sobre a culpa ou não de uma médica em um assassinato, o livro traz assuntos de extrema importância, sobretudo por se tratar de um livro publicado em 1994. O livro traz a história de três médicas, que por destino se encontram no momento de suas residências pós faculdade no mesmo hospital. Já começam enfrentando o machismo da época no ambiente de trabalho, que até então, mulheres em geral, ocupavam os cargos de enfermeiras e não de médicas. Um ambiente predominantemente masculino, onde precisavam escutar piadas e ter a sua competência sempre questionada pelo sexo com o qual nasceram. 


Eles pensam que nos lisonjeiam ao nos tratarem como objetos sexuais. Preferia que nos tratassem como médicas.

 

Ainda, se não bastasse isso, o assédio moral, psicológico, precisavam passar pelo assédio sexual no ambiente de trabalho, tanto por parte de seus colegas quanto dos pacientes que atendiam.Acho esse um assunto não tão explorado, pelo menos não li muitos livros que retratassem esse tema. 


Essas eram as questões que tocavam às três personagens, mas cada uma veio de um tipo de vida e passaram e passam por dilemas distintos. Outros assuntos que o autor aborda com as três personagens são o racismo, o abuso sexual infantil, o menosprezo familiar.

 

E além desses assuntos importantes, o livro traz a amizade e a sororidade feminina, o que me toca, já que o livro foi escrito por um homem. O livro tem uma escrita, diria eu, novelada. Uma narrativa bem rápida e fluida, que faz com que a leitura corra muito bem, pelo menos aqui aconteceu assim, nas duas leituras. Não vejo os livros do autor sendo tão comentados, mas o meu amor por ele segue firme. 


Não é justo. As mulheres são julgadas inferiores até prova em contrário, e os homens são julgados superiores até provarem como são babacas.


🗣️ Vocês já releram e perceberam pontos que haviam deixado passar em alguma leitura? 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram