Este é um livro muito interessante porque mescla o real com a ficção. Eu já admirava muito a Frida Kahlo, por todas as questões feministas dela, mas nunca havia lido nada que me aprofundasse na história da vida da pintora. Sabia de algumas das coisas que lemos no livro, mas outras tantas foram uma descoberta pra mim.
O livro nos mostra a muitos lados de Frida, e nos conta a sua vida desde a infância até o momento da sua morte. Para quem não sabe, a vida dela sempre esteve muito ligada à morte e o autor brinca com essa situação para jogar a narrativa com uma pequena fantasia.
Frida teve de admitir: 'Estou começando a me acostumar ao sofrimento'.
Frida sofreu um acidente e fez um pacto com a Madrinha, a Morte e durante a sua vida, vamos lendo no livro que ela conversa com essa questão de ter passado pelo morte uma vez e agora a Morte sempre a espreitar. As questões culturais mexicanas são muito vivas aqui e a comemoração do "dia de los muertos", que lá é muito importante, se faz presente na vida de Frida que dedica muitos banquetes nesta data.
Não tinha conhecimento dos dotes culinários de Frida e o livro traz muitas receitas reais que a gente pode, inclusive, se arriscar a preparar. Claro, muitas delas tem ingredientes de difícil acesso por se tratarem de pratos mexicanos, mas alguns são com ingredientes mais simples e dá sim, pra gente se aventurar.
Pela primeira vez na vida, sentiu algo que a afastava deste mundo, que lhe concedia a exuberância do sexo, o prazer da comida e o aprumo de mulher. Sentiu liberdade.
O livro também fala muito sobre as questões amorosas da pintora. Seu casamento conflituoso com Diego Rivera e sua bissexualidade. Os arroubos de paixão de Frida e Diego, e de ambos, com outras pessoas é narrado aqui. Os conflitos familiares são retratados também e, a mim, foi muito interessante ter esse panorama da vida de uma mulher que eu já admirava.
Se você, assim como eu, se identifica com as questões feministas, leia este livro. Se você não se identifica, mas se interessa por biografias, leia também. A quem se interessa pela cultura mexicana este é um livro por deveras interessante já que é bem carregado dos aspectos culturais de lá. Em suma, eu recomendo a leitura para quem tenha um interesse.
Ficha Técnica
Autor: F. G. Haghenbeck
Editora: Planeta de Livros
Ano: 2019
Páginas: 256
NOTA: 4,0 / 5 🌟
0 Comentarios