[Resenha] Um casamento conveniente | Tessa Dare


Emma Gladstone é uma costureira que vive sozinha após o seu pai tê-la expulsado de casa. Após a desistência de um casamento, do qual ela confeccionou o vestido da noiva, ela precisa cobrar o dinheiro da mão de obra do Duque de Ashbury. Para que seja atendida e acreditando que dessa forma ela irá receber o que lhe é devido, decide ir trajada com o cujo vestido de noiva.

O Duque de Ashbury vive recluso e mal aceita ser visto pelas pessoas após ter sido atingido por uma bomba na guerra em que participou, resultando em horríveis machucados, que fizeram com que parte de seu corpo e de seu rosto ficassem marcados. 

— Você não deve ser tão dura consigo mesma. Não é a primeira jovem a confiar no homem errado, e não vai ser a última.Mas, de algum modo, era sempre a mulher que pagava o preço.

E é quando vê aquela mulher vestida de noiva, desesperada pelo seu pagamento, que supõe que ela seria a “louca” que aceitaria se casar com o monstro que ele acredita ser e é por isso que ele insiste com ela que esse seria o arranjo perfeito. Um casamento por pura conveniência. Ela ganha pelo lado financeiro, ele ganha o seu herdeiro. O trato é: nada de afeto, apenas encontros noturnos para a concepção de um filho e depois ela pode partir para a casa que lhe será dada e viver a vida confortável e sem compromisso.

Obviamente, os dois começam a nutrir sentimentos um pelo outro e vários clichês acontecem, como é comum nesse tipo de história. Apesar disso, eu consegui me deixar levar pela história dos dois. Eles vivem o tipo de relação cão e gato. Emma é a primeira a se entregar aos sentimentos, mas não será fácil para ela convencer o duque de que seus sentimentos em relação a ele são verdadeiros. O duque foi deixado de lado pela maioria das pessoas, que o viam agora sempre com horror, e assim, acredita que ninguém poderá amá-lo.

(...) mas parece que não consigo parar. Eu tenho o hábito infeliz de procurar o melhor nas pessoas, e isso me torna cega para os defeitos delas.

Emma tem uma paciência infinita com esse duque, viu? Ele resiste e tenta afastá-la de muitas maneiras. A meu ver, o romance entre eles acontece de forma bem rápida e claro, a relação é permeada de machismos, mas isso é um retrato da época, o que consigo compreender enquanto leio esse tipo de história. Também conta com diálogos bem divertidos e muitas cenas são engraçadas pois temos a participação de um gato bem danado.

Gostei dos personagens. Emma desafia o duque muitas vezes com a sua língua afiada. O duque também me cativou por ser uma pessoa incompreendida e que tem muito medo de realmente não ser amado, medo de se entregar aos sentimentos. O gato e o mordomo, Khan, também foram personagens que me cativaram.

Apesar de ser um romance de época, esse livro tem uma pitada de cenas eróticas (gênero que não consigo gostar), mas que, pra mim, acabou não incomodando durante a leitura. Os capítulos são de tamanho mediano e a narrativa da Tessa é muito fluída. E me ficou a mensagem de que o amor é ver além das aparências. Sobre ser generoso. Sobre valorizar os que nos querem bem. 

Ficha Técnica
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
Ano: 2019
Páginas: 256
NOTA: 4,5 / 5 🌟



0 Comentarios

Follow Me On Instagram