[Resenha] Canção de ninar | Leïla Slamani


Já publicado em mais 30 países e com mais de 600 mil exemplares vendidos, Canção de Ninar conta a história de uma família na busca pela babá perfeita. Myriam é mãe de duas crianças, Mila e Adam, mas cansada de ser vista apenas como uma mãe, ela sente que precisa de mais do que isso na sua vida e decide que é hora de uma mudança. 

Achava terrível a ideia de descartar uma mulher por ela ter filhos.

Apesar da relutância inicial de seu marido, Myriam decide retomar a carreira, mas para que possa trabalhar tranquilamente, precisa encontrar a pessoa ideal e que lhe passe confiança para cuidar de seus filhos. Após algumas buscas e entrevistas, eles encontram Louise e todos sentem que é ela, a babá perfeita. 

Mas será que é mesmo? Louise toma conta das crianças e ainda acaba deixando a casa da família em plena organização, mas depois de certo tempo, a relação de Louise e da família se torna uma dependência mútua e algumas atitudes da babá causam irritações dentro dessa casa. 

A leitura, além de uma atmosfera de tensão, nos traz reflexões acerca do papel das mulheres e de como as pessoas vêem com naturalidade que as mães abdiquem de seus sonhos em prol de cuidar de seus filhos. Quando uma mulher se torna mãe, é natural que as pessoas a vejam apenas como mãe e esqueçam que ainda são mulheres com desejos e sonhos. 

Ela sempre afastou a ideia de que seus filhos pudessem ser um entrave a seu sucesso, a sua liberdade.

A tensão permanente que fica durante a leitura, se deve ao fato que logo no começo da história, é narrada uma cena extremamente chocante, que nos leva a querer entender como as coisas chegaram a esse ponto e é também por essa questão que acabei me sentindo um pouquinho decepcionada com o final da história. 

Sabe aquele final de leitura que aparenta que está faltando páginas? Fiquei pensando: "Leila, cadê o resto?". Gostaria de ter lido um desenvolvimento melhor e por consequência, um final mais bem resolvido. O livro tem uma premissa e uma ideia geral incríveis, mas ao meu ver, não entregou tudo que poderia ter entregue ao leitor. Apesar disso, é uma leitura válida e que nos faz pensar em questões da sociedade. 
Ficha Técnica
Autora: Leila Slamani
Editora: Tusquets Editores
Ano: 2018
Páginas: 192
NOTA: 4,0 / 5 ⭐






0 Comentarios

Follow Me On Instagram