[Variedade] Qualidade de resenha

Ei, gente! Como estão? Hoje venho conversar com vocês sobre como produzir uma resenha de maior qualidade. Resenhas nem sempre são fáceis de escrever. Muitas vezes não sabemos bem como nos expressar, não sabemos externar o que sentimos com uma leitura, mas a prática também ajuda muito e quanto mais você escrever, melhor irá se sair. 

Como disse em publicação anterior, explicando a diferença entre resumo e resenha, na resenha a gente precisa colocar o nosso ponto de vista, nossa opinião tem que se fazer presente. Algumas pessoas vieram conversar comigo sobre a questão de muitas vezes lerem resenhas que resumem o livro e no final, colocam uma pequena consideração. Isso é resenha? Bem, é sim. Porém, para uma resenha ter maior qualidade é ideal que a pessoa disserte além de um parágrafo, sobre o que achou. 

Obviamente, às vezes os criadores de conteúdo, principalmente os do Instagram, sofrem com o problema de espaço. Os caracteres são limitados e isso, por vezes, faz com que não consigamos passar tudo que gostaríamos. Bem, pensando nessas questões, resolvi trazer algumas dicas para melhoria de resenha. Essas dicas não são coisas que eu tirei da minha cabeça porque acho que é assim, não. Eu já estudei sobre isso, então acho que tenho propriedade para dar algumas diquinhas pra vocês. 


Vamos lá?

Objetividade: Ser objetivo tanto no resumo quanto na sua opinião. Não precisa deixar nada de fora, mas tente ser ao máximo ser pontual naquilo que quer expressar e dizer sobre determinado livro. 

Clareza: Vamos usar palavras simples. As pessoas precisam entender o que queremos dizer, precisamos nos fazer entender. Muitas vezes na hora que escrevemos não nos damos conta de que pode ter algo complicado de entender, então escreva, deixe um tempo passar e releia o seu texto, pois muitas vezes deixamos passar palavras erradas, mal colocadas. 

Opiniões: Não se atenha apenas a dizer se o livro é bom ou não, mas diga como se sentiu lendo, se gostou da escrita, o que achou dos personagens, se a narrativa foi fluída, se conseguiu se envolver. Pode colocar a sua opinião sobre a edição, sobre os capítulos. Não tenha medo de escrever algum spoiler, pois essas questões que coloquei aqui não irão entregar nada da trama. 

Resuma com suas palavras: Já cansei de ver resenhas que trazem a sinopse e isso não é errado, mas a resenha vai ficar muito mais rica e de qualidade se você resumir com as suas palavras. Além de que, algumas sinopses mal explicam o que de fato tem na trama e acho bem importante que as pessoas se situem sobre o enredo. Não seja preguiçoso e pare de copiar e colar sinopses, seus seguidores agradecem. 

Frases e parágrafos curtos: Essa dica é para quem quer dar dinamismo na leitura da sua resenha e eu aprendi isso para os textos jornalísticos da faculdade, mas que acho que pode ser bem útil em resenhas, já que hoje as pessoas muitas vezes têm pressa e não param muito para ler algo extenso. Frases e parágrafos curtos ajudam na hora da leitura. 

E aí, gostaram das dicas? Espero que sejam úteis para algum leitor <3

0 Comentarios

Follow Me On Instagram