Minha primeira experiência de leitura com a grande Clarice Lispector foi esse livro, o último dela publicado enquanto ainda vivia. Nesta história acompanhamos a vida de uma nordestina, Macabéa, na cidade do Rio de Janeiro. Uma jovem órfã que não entende de relacionamentos e sua principal característica é a ingenuidade.
Quem já não se perguntou: sou um monstro ou isto é ser uma pessoa?
A história é narrada por um escritor que no começo quer nos convencer de que não vai criar uma história notável. Confuso no começo e para alguns pode até ser monótono, mas ao longo da leitura me envolvi na confusão de Clarice e na trama de vida de Macabéa.
Macabéa tem a vida sofrida, mas a própria não se dá conta disso e acredita sempre estar feliz. Essa mulher é o retrato, infelizmente, de inúmeras mulheres e não, essas histórias não são medíocres como o narrador tenta nos passar. São histórias que acontecem, tanto na época em que o livro foi escrito, como atualmente. "Macabéas" sofrem e passam despercebidas pela sociedade em que vivemos diariamente.
Porque, por pior que fosse sua situação, não queria ser privada de si, ela queria ser ela mesma.
Li alguns comentários e resenhas negativas sobre a história, mas acredito que essas pessoas não conseguiram embarcar nos devaneios com que Clarice escreveu e é preciso que entremos de cabeça nessa trama. Li pessoas comentando sobre a personalidade "insossa" e "fraca" de Macabéa e se você acha que isso é invencionice ou não existe, você está vivendo o mundo com os olhos fechados.
Me doí por Macabéa e pelo que ela aguentava por parte de outras pessoas. Me doí pelo relacionamento abusivo que ela suportou e achava bonito. Me doí pelas amizades que ela acreditava ter mas que eram apenas tóxicas. Mas me senti emocionada pelo modo em que ela se via: feliz. Apesar de tudo, Maca acreditou no melhor da vida.
O seu sonho era ter dinheiro para fazer exatamente o que queria: nada.
A mensagem passada por Clarice é linda e cabem incontáveis reflexões sobre a nossa própria vida e sobre a nossa cruel sociedade. Um livro com uma crítica social e que recomendo. Leiam e se deixem envolver pelas palavras de Lispector.
Ficha técnica
Autora: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Ano: 2008
Páginas: 88
NOTA: 5/5⭐ + 💗
0 Comentarios