Resenha - Andarilhos

Andarilhos, Rodrigo Tavares 
Editora Martins Livreiro, 2017






#Sinopse: 

 Seguindo a tradição das grandes narrativas históricas que se passam no Rio Grande do Sul, apresentamos o livro Andarilhos. Os protagonistas dessa belíssima narrativa são homens que vagam em busca de seu lugar no mundo, fugindo de um passado sempre à espreita e pronto (como um tigre na mata) a saltar sobre eles.  Trata-se de um romance onde homens e mulheres vagueiam em busca de redenção.





"Antônio Neto nunca mais foi visto por aquelas bandas.
 Seu nome não mais foi pronunciado. O domador meio
 índio virou andarilho. Antônio Neto tinha morrido.
 Nascia, assim, Pedro Guarany."



#Opinião:

 Andarilhos é um livro que fala da região do Rio Grande do Sul, porém, mesmo que a sua trama seja extremamente gaúchesca, conta muito mais além disso. Quando comecei a ler, não sabia muito bem o que esperar e a princípio não pensei que o livro se tornaria tão profundo como se tornou. 

 Acompanhamos Pedro Guarany, um homem que vive nas estradas, vivendo com o pouco que tem e que consegue em suas andanças. Além de acompanharmos a vida desse andarilho, acompanhamos em paralelo mais alguns personagens que ao longo da trama, vão tendo suas histórias se entrelaçadas. Entre esses laços, muitos deles me deixaram bem surpresa. 

 Ao longo do livro percebemos como as mulheres em tempos nem tão muito longínquos, eram tratadas pelos homens. Mas o autor mostra que apesar das mulheres não terem muita voz, ainda assim sobreviviam, pois sempre tiveram por dentro, muita luta e resistência. Mostra a força que esse sexo sempre carregou, o que como uma leitora, me deixa extremamente contente.

 Uma narrativa envolvente e personagens que me cativaram demais. A leitura fluiu de maneira fácil, mas pode-se dar de maneira mais complicada para aqueles que não conhecem tanto de dialetos gaúchos, que muito se falava no passado, alguns sendo resistentes até hoje. Mas quando não souber o que certa palavra significa, o autor do livro como o querido que é, tem divulgado as dúvidas dos leitores em seu perfil no Instagram, e qualquer dúvida, basta mandar pra ele, que será esclarecida. 

 Leia e se aventure nessa trama cheia de sangue, lutas e cheia de amor. Uma história densa, mas que é tão envolvente que se devora sem nem perceber.

 Deixo aqui meu agradecimento ao autor Rodrigo, que mais uma vez me confiou a honra de poder ler um de seus livros. Nem preciso dizer que já aguardo pelos próximos. 
 
Por: Roberta Muniz

0 Comentarios

Follow Me On Instagram