Resenha Bonequinha de Luxo

Bonequinha de luxo, Truman Capote
Companhia das Letras, 2005












 Sinopse:
 Em Bonequinha de Luxo, novela de 1958, escrita com mão levíssima, o escritor norte-americano Truman Capote acompanha as estrepolias de Holly Golightly, a jovem que escapa da vida besta do interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra. Moça de hábitos e horários nada ortodoxos, Holly põe em polvorosa uma galeria de personagens que vai de um mafioso preso a um escritor inédito, passando por um fotógrafo japonês, uma modelo gaga e uma cantora rouca – para não falar de um certo diplomata brasileiro. Tudo isso sem abandonar a visão de uma vida de luxo, calma e volúpia, se possível bem longe do Texas e bem perto da joalheria Tiffany’s. 


Celebrizada nas telas de cinema por Audrey Hepburn no filme homônimo de Blake Edwards, Holly é uma das criações mais felizes de Capote, mistura inextricável de ninfa diáfana e moça roçuda, tão viva e sedutora hoje como quase meio século atrás.



"Perguntei se já roubara muitas vezes. 'Eu costumava roubar', ela respondeu. 'Quer dizer, eu precisava roubar. Quando queria alguma coisa. Mas ainda faço isso de vez em quando, meio que para manter a mão treinada.' Continuamos com as máscaras até chegar em casa."



Opinião: 

 Pra começar a falar desse livro preciso dizer que eu não assisti ao filme antes de ler, então não sabia muito o que estava por vir. O livro de Capote não conta só com a história Bonequinha de luxo, há mais Uma casa de flores, Um violão de diamante e Memória de Natal. São contos, sendo o de Holly Golightly o conto mais longo e de maior fama por conta da sua versão cinemátografica. 

 O livro é narrado por Paul Varjak um escritor que almeja uma carreira mais promissora. Em seu prédio ele acaba encontrando e conhecendo Holly, uma mocinha de dezenove anos que veio do interior atrás de uma vida mais luxuosa e glamorosa que só a cidade grande pode lhe dar. No prédio onde mora a presença da moça não é vista com bons olhos por todos. O comportamento da jovem sugere uma vida não muito moral naquela época. Ela é uma companhia de luxo e cada dia é acompanhada por um homem diferente. 

 Com Paul ela acaba fazendo uma amizade inesperada, mas nem mesmo ele é capaz de entender os mistérios que cercam a vida dessa mulher. Cada história e cada pessoa que a cerca deixa a cabeça de Paul mais confusa quanto à esse espírito impulsivo que é Holly.

 A narrativa do drama é muito boa e transcorre de forma clara. Os personagens de Capote são muito bem construídos e envolventes. Além da novela Bonequinha de luxo que tem grande fama, os outros contos de Truman são excelentes leituras e passam sempre ao fim uma mensagem que nos faz refletir. Esse foi o primeiro livro do autor que li e espero em breve ler outros. 






"Não se preocupe: sempre arraso quando o negócio é chocar."






 É um livro curto e de leitura rápida. Vale a pena conferir a vida de Holly que é polêmica para a época em que foi escrita. Então fica aqui mais essa dica de leitura pra vocês, leitores... 






"Essas semanas finais, entre o fim do verão e o começo do outono, se embaçam na memória, talvez porque nossa compreensão mútua tivesse atingido aquela doce profundidade em que duas pessoas se comunicam em silêncio do que com palavras: uma calma afetuosa toma o lugar das tensões, do falatório e da brigalhada sem fim que produzem os momentos mais vistosos, mais superficialmente dramáticos de uma amizade."



Beijinhos da Beta ;) 

8 Comentarios

  1. Admito que não sabia que tinha o livro, e já quero ler, gosto dessas coisas meio polemicas e tudo mais. Adorei a resenha.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia, já não é tão polêmico, mas na época foi. O filme eu não assisti, mas li comentários que eles deram uma romanceada, porque era pesado demais para a Hollywood da época. Vale dar uma conferida nessa leitura.

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Não conhecia esse livro e o fundo deve ser muito interessante, fiquei intrigada para conhecer essa estória.

    Adorei a resenha. Um beijo

    @sussurrando_sonhos

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, querida! É uma leitura que vale a pena conferir por si. Foi polêmica na sua época de lançamento.

      Beijos *-*

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar, mas ao ler sua resenha deu uma super vontade de conhecer essa narrativa. Muito bom!
    www.brincandoecontando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que minha resenha teve esse efeito. Confira mesmo e depois me conte o que achou.

      Beijos ;)

      Excluir
  4. Adorei sua resenha não sabia que era um livro! Amei conhecer e espero lê esse livro o quanto antes! Bjos
    Blog:
    aleituramagica.wordpress.com
    Instagram: @aleituramagica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado da resenha. Se ler o livro, venha me contar o que achou.

      Beijinhos!

      Excluir

Follow Me On Instagram